terça-feira, 5 de julho de 2011

Curiosidades Científicas

Oi gente!
Tudo bem?

Faz tempo que eu não posto, mas hoje decidi postar umas curiosidades científicas:


ciência

O animal mais prolífico da natureza é o rato. As fêmeas dão entre três e seis ninhadas por ano. Um só casal, ao fim de três anos, pode dar origem a dez gerações. É por isso que o rato é o animal preferido nas pesquisas genéticas de laboratórios.

No século III antes de Cristo, Erastóstenes mediu o raio da Terra sem utilizar qualquer tipo de instrumentos de precisão. O valor que ele calculou esta errado em apenas 1% do valor determinado pela alta tecnologia dos nossos dias.

1 litro de mercúrio pesa aproximadamente 18 Kg.

Nenhum pedaço de papel pode ser dobrado ao meio mais de 7 vezes

Os CDs foram concebidos para comportar 74 minutos de musica porque essa é a duração da Nona Sinfonia de Beethoven.

O abre-latas foi inventado 46 anos depois das latas terem sido inventadas.

O isqueiro foi inventado antes do fósforo.

Uma pepita de ouro puro do tamanho de uma caixa de fósforos, pode ser esmagada e alisada numa fina folha do tamanho de um campo de tênis.

Em caso de perigo, as doninhas orientam o traseiro na direção do atacante e pulverizam-no com um liquido mal-cheiroso. Para alem do seu desagradável odor sulfuroso, a substancia causa uma irritação intensa e até cegueira temporária, se entrar em contato com os olhos.

A maneira mais fácil de diferenciar um animal carnívoro de um herbívoro é olhando para os seus olhos. Os carnívoros (cães, leões) possuem os olhos na parte da frente da cabeça, o que facilita a localização do alimento. Já os herbívoros (aves, coelhos) possuem os olhos do lado da cabeça para perceber a aproximação de um possível predador.

Foi recentemente descoberto numa missão espacial que os sapos conseguem vomitar. Primeiro, eles vomitam o estomago inteiro. Depois, usam os braços para remover todos os alimentos do estomago. Finalmente, voltam a engolir o estomago.

Milhões de arvores no mundo são plantadas acidentalmente por esquilos que enterram nozes e não lembram onde as esconderam.

O governo da Malásia decidiu resolver o problema dos mosquitos que carregavam inúmeras doenças, deitando o veneno DDT nas áreas infestadas. Isto funcionou, mas depois, as baratas começaram a comer os mosquitos mortos. O lagartos da região comeram as baratas. Contudo, ainda havia uma quantidade residual de veneno nas baratas, mas os lagartos não morreram. Em vez disso, tornaram-se incrivelmente lentos. Deste modo, os gatos começaram a comer os lagartos (que eram bastante rápidos para fugir dos gatos antes de comerem as baratas). O veneno dos lagartos matou os gatos, e, quando não há gatos, os ratos multiplicam-se. Isto levou a Organização Mundial de Saúde a banir o DDT e a importar milhares de gatos para matarem os ratos.
 Fonte: http://fisicomaluco.com/wordpress/2009/01/16/grandes-curiosidades-cientificas/

Eai... gostaram?
Espero que sim
Beijos, comentem...
Mari!


domingo, 1 de maio de 2011

Aracnídeos

Oi Geente!!
Bom, eu decidi postar mais, sim, eu tenho 4 blogs ativos contando com esse, e dá muito trabalho, mas, bem, eu gosto.
Lembram quando a anne postou sobre a aranha marrom? Então, ela criou uma página no menu chamada "Aracnídeos" e a página estáva muito sozinha e sem conteúdo, então decidi postar mais sobre aracnídeos pra dar uma animada na página.

O que são 
Os aracnídeos são organismos pertencentes à classe Arachnida do filo dos Artrópodes. Desta classe fazem parte mais de 60.000 espécies, entre elas: aranhas, carrapatos, escorpiões, etc.
Características
 Os artrópodes possuem um sistema nervoso bastante desenvolvido e muitos deles, como a aranha e o caranguejo, possuem exoesqueleto, ou seja, uma dura carcaça externa.

Dentro desta enorme variedade, a grande maioria desta espécie é composta  por animais terrestres que respiram através de traquéias. Contudo, alguns realizam a respiração cutânea e outros possuem pulmões folhosos.

Os aracnídeos são em sua maior parte, predadores, algumas espécies, inclusive, possuem glândulas de veneno com o qual abatem as suas presas.

Sua reprodução se dá por meio de fecundação interna, geram ovos de onde saem diminutos seres que não passarão por metamorfose.

Uma curiosidade sobre alguns aracnídeos como as aranhas e os ecorpiões, é o fato de que as primeiras são capazes de sobreviver em muitos tipos de ambientes, já os escorpiões são mais facilmente encontrados em regiões mais áridas. Contudo, ambos podem viver próximos da água. Algumas aranhas, inclusive, são capazes de andar sobre a água para capturar suas presas.


Haeckel Arachnida.jpg

Classificação científica:

Reino: Animalia

Filo: Arthropoda

Subfilo: Chelicerata

Classe: Arachnida

O resto depende da Espécie

Curiosidade: Quando você vai classificar um ser vivo, seja esse animal, vejetal, bactéria, etc. você tem que falar o REINO, FILO, CLASSE,ORDEM, FAMÍLIA, GÊNERO e ESPÉCIE.
Muita coisa, né?
O nosso professor ensinou uma frase para decorar isso mais rápido e fácil:
O REI FILÓsofo CLASSificou de ORDinária a FAMÍLIA do GENeral ESPartano
Viu?
Reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie!!

Continuando...

Respiração
Os aracnídeos respiram por filotraquéias, também denominadas pulmões foliáceos. Nas aranhas, além das filotraquéias existem as traquéias, embora em algumas espécies menores a respiração seja cutânea. Algumas espécies possuem pulmões folhosos.

Predação
Os animais desta classe são geralmente predadores e algumas espécies possuem glândulas de veneno com o qual matam as suas presas. A maioria é carnívora e a digestão ocorre parcialmente fora do corpo. As presas são capturadas e mortas pelos pedipalpos e quelíceras (venenos) . São lançadas enzimas (ácidos) nas presas para que ocorra uma pré-digestão. O fluido alimentar é sugado por uma faringe bombeadora ou por um estômago bombeador, nos casos das aranhas. A digestão é lenta. É o veneno que paralisa e faz a pré-digestão dos tecidos, facilitando a digestão. A aranha possui uma glândula de veneno para cada quelícera. Algumas espécies são parasitas.

Inoculadores ( Como eles "colocam" o veneno na presa) de veneno
  • Escorpião - através do aguilhão;
  • Aranha - através das quelíceras;
  • Pseudo-escorpião - através dos pedipalpos;
  • Obs : O escorpião vinagre não "produz" veneno, e sim uma substância ácida, que ele não inocula e sim "espirra" essa substância em cima da presa.



 



 

Bom, espero que tenham gostado dessa minha postagem...
Bjinhos
Mari!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Vergonha Mundial

Oi gentes
Tudo bem?
Não postamos já faz um tempo e eu nem postei no dia ta terra. Que vergonha.
Mas não é essa vergonha que eu estou falando no título.
Estou falando da vergonha que recebi via email, leia atentamente, mas tome cuidado pois tem imagens pesasas de golfinhos mortos.

Dinamarca, uma vergonha

O mar se tinge de vermelho, entretanto não é devido aos efeitos climáticos da natureza.

37301692.jpg

Se deve a crueldade com que os seres humanos (ser civilizado) matam centenas dos famosos e inteligentíssimos.
Golfinhos Calderon.

64490337.jpg
Isso acontece ano após ano na Ilha Feroe na Dinamarca. Deste massacre participam principalmente jovens

Por que?


Em tal celebração, nada falta para a diversão
TODOS PARTICIPAM DE UMA MANEIRA OU DE OUTRA, matando ou vendo a crueldade “apoiando-a como espectador”
.
36824673.jpg

Cabe mencionar que o golfinho calderon, como quase todas as outras espécies de golfinhos, se aproxima do homem unicamente para interagir e brincar em gesto de pura amizade.

72822628.jpg
93139022.jpg

Eles não morrem instantaneamente, são cortados uma ou duas vezes com ganchos grossos. Nesse momento os golfinhos produzem um som estridente bem parecido ao choro de um recém-nascido.

90941447.jpg

Mas sofre e não há compaixão até que este dócil ser se sangram lentamente e sofra com feridas enormes até perder a consciência e morrer no seu próprio sangue.

24116824.jpg

Finalmente estes heróis da ilha, agora são adultos racionais e direitos, já demonstraram sua maturidade.

64288828.jpg

Basta

Encaminhremos este e-mail até que o mesmo chegue alguma associação de defesa dos animais, não leremos somente.

Isso nos transformaria em cúmplices, ESPECTADORES.

34453263.jpg
 

Cuide do mundo, ele é sua casa!


Mas que pena né gente?
Estou muito triste.
Se você receber esse email, repasse por favor
Beijinhos, e fui!

.::Mari::.

domingo, 27 de março de 2011

Curiosidades e Tutoriais! (parte 1)

Oiii gente, aqui é a Mari!


Hoje resolvi postar algumas curiosidades Científicas e Tutoriais que eu peguei num livro que eu comprei!

Como Fabricar um Imã Eletromagnético?
Material:
-30 cm de fio de cobre (com isolante plástico)
-Tesoura
-1 prego de ferro  de 5 cm de comprimento
-1 pilha AA ou bateria (1,5 V)
-Fita Isolante
- 3 ou 4 alfinetes ou pregos pequenos

Instruções:
1- Corte com a tesoura a cobertura isolante do fio de cobre a uns 2 cm de cada posta. Tenha cuidado de não cortar o arame de cobre que fica dentro do fio
2- Tire essa parte isolante de casa ponta
3- Enrole o prego na parte protejida do fio. Começe a enrolar pelo meio, de modo que as duas pontas do fio estejam a uma distância idêntica do prego
4- Faça um pequeno laço com uma das pontas do fio descascado e prenda-o no polo POSITIVO da pilha ou bateria com a fita adesiva, para que não se desloque. A sequir, faça contato com a outra posnta do fio descascado, apoiando-o no polo NEGATIVO da pilha/bateria. Prenda-o no lugar com o dedo. Você vai sentir um pouco de calor na pilha/bateria
5- Áproxime a ponta do prego aos alfinetes/pregos pequenos. Veja como são atraídos para o prego. Aí está o seu ímã eletromagnético
PRECAUÇÃO: Não mantenha a ponta do fio sobre o polo negativo durante muito tempo, nem o deixe preso com a fita. Se acumular muito calor e a pilha ou bateria for de má qualidade, ela pode explodir!!

Como levantar algo pesado?
Você só tem uma coluna vertebral e quer que ela dure a vida inteira, certo?
Cuide dela, principalmente ao levantar objetos pesados do chão.
Flexione os joelhos, de modo que suas pernas, e não suas costar, suportem o esforço. Ao levantar o objeto, procure mantê-lo o mais perto possível do corpo!

Qual é o nome do furacão?
Desde o início dos estudos dos furacões, adotou-se o hábito de atribuir nomes femininos, por que se considerava que as mulheres eram como forças que provocavam o furacão: imprevisíveis, turbulentas, indomáveis, etc...



 Em 1970, as defensoras dos direitos da mulher protestaram e conseguiram que também fossem usados nomes masculinos ( Ebba)



Como descobri a densidade dos mareriais?
Coloque 3 partes iguais de mel, água e óleo num copo alto.
Deixe descansar e observe que os líquedos se separam em faixas: O mel embaixo, a água no meio e por cima o óleo

Acrescente um pedaço pequeno de lápis (depoís é só limpar!!), um pedacinho de casca de banana e uma moeda (pode ser de qualquer valor)
A moeda irá para o fundo quase imediatamente; o pedaço de casca e o lápis ficaram flutuando no óleo por um tempo, mas depois a casca descerá e ficará boiando na água, ao passo que o lápis permanecerá flutuando em cima durante muito mas tempo
Com o tempo, todos os elementos chegarão ao fundo, mas isso depende da densidade deles.
Tente também com outros materias (Pedra, papel, borrácha, etc...)
(PS: Quanto mais denso for o material , mais fundo ele irá ficar)

 O que é o som?
O som é uma forma de energia que, assim como a luz, se propaga em ondas. Como não pode sircular no vacuo (lugar onde não há ar), o som ultiliza qualquer substância que contenha moléculas móveis para poder viajar.
Surpeendentemente, o som se desloca com mais vejocidade através da água que do ar, e ainda com maior rapidez através do aço. A razão é que os líquidos( como a água) e os sólidos (como o aço) são mais elásticos que os gazes (como o ar). Suas moléculas permitem  que a energia as atravesse mais facilmente e, portanto, as ondas sonoras se propagar mais rápido!
Você sabia que a lua é um satélite silencioso?
Como não existe atmosfera lá, nenhum som pode viajar por sua superfície.
Os astronautas que pisaram na lua só podiam se comunicar por rádios. Mas não havia nenhum outro som, nem se jogassem uma pedra no chão!



Bom, gente a parte 1 do Curiosidades e tutorias (By mary) Vai ficando por ai!
Vamos ainda ter parte 2, 3 e talvez até 4!

Espero que tenham gostado



Bjos
Mary!!

domingo, 20 de março de 2011

CAMUFLAGEM!

Post da Mari:
Oiee gente!
Uhúú! Segunda melhor nota na prova mensal de ciências da classe!!
Bom, eu tava aprendendo sobre camuflagem na escola e passei pro mário um site que tinha umas fotos super legais sobre camuflagem, mas ele disse que o site não entrou, então aqui vai:

Fonte: http://ofantasticomundodasciencias.blogspot.com/2011/02/camuflagem.html#more



A camuflagem é o conjunto de técnicas e métodos que permitem a um dado organismo ou objeto permanecer indistinto do ambiente que o cerca. É um recurso resultante da ação da seleção natural sobre uma determinada espécie, empregado por inúmeras espécies para se protegerem dos seus predadores. 

Existem dois tipos de camuflagem, a Homocromia, onde o animal tem a cor é a mesma do meio onde vive, e a Homotipia, onde o animal tem a forma de objetos que compõe o meio.

Algumas imagens espetaculares de Camuflagem:


A espécie Gongylus gongylodes encontra uma excelente camuflagem entre as folhas mortas
Foto: Barcroft Media/Getty Images



Invisível: sapo da espécie Platypelis grandis se esconde em musgo no Parque Nacional da Península Masoala
Foto: Barcroft Media/Getty Images



Uma mariposa se camufla na casca de uma árvore no jardim de Hyde, em Derbyshire
Foto: Barcroft Media/Getty Images



Uma rocha serve como camuflagem para este escorpião do mar na Ilha de Skye
Foto: Barcroft Media/Getty Images



Próximo do invisível: a espécie Hymenopus coronatus se camufla na planta enquanto espera para emboscar suas presas
Foto: Barcroft Media/Getty Images



Lagarto se camufla perfeitamente em tronco de árvore, com a ajuda de musgos, em uma floresta tropical no Parque Nacional da Península Masoala, nordeste de Madagascar
Foto: Barcroft Media/Getty Images



Incríveis as fotos, né?

Bom, só isso gente
Bjoos
Mari

sexta-feira, 18 de março de 2011

Fóssil

Olá faz um tempo que não posto no blog mas tenho novidades!
COMO FAZER UM FÓSSIL?
Você vai precsisar de:
-Argila
-Uma folha, osso, concha ou espinha de peixe
-Jornal
-Sal
PROCEDIMENTO:
- Amasse bem um punhado de argila.
- Separe esse punhado em duas partes.
- Abra cada parte com um formato de uma mini pizza.
- Coloque uma folha(ou oque você conseguiu) sobre uma das partes, pressione com os dedos com muito cuidado fazendo que  essa folha fique presa firmimente nessa parte.
- Em volta da folha passe um cotonete com um pouco de sal.
- Cubra essa parte com o outro pedaço de argila.
- Pressione com cuidado as duas partes da argila, principalmente o meio.
- Coloque o seu trabalho em um local arejado e seco para secar.
 Como meu professor disse: Limpe sua sujeira!

 Bom agora ai, vai umas fotos dos fósseis que fizemos na nossa aula de ciências:
Fóssil de uma folha:

Fóssil de uma concha:


















Fóssil de um osso:
































Uns fósseis não formam um sucesso mas também contam...












Gente como vocês viram uns fósseis foram um sucesso mas já outros racharam e ficaram com mofo mas contam.
Gente é uma atividade incrível!